PORTO SEGURO


É na Cidade Histórica que se localiza a Residence Populi, casa que data desde os primeiros anos da colonização portuguesa, rica em história e encanto... Não perca a ocasião para descobrir a verdadeira cultura deste país.






Estamos na parte Sul do Estado da Bahia, a 700 km ao Sul da capital Salvador, naquele trecho do litoral puro que ainda hoje se reflete nas descrições detalhadas da Carta do Descobrimento, a famosa carta escrita por Pero Vaz de Caminha, Secretário de Pedro Álvares Cabral, comandante da frota que em 22 de abril de 1500 conduziu os primeiros portugueses para a costa brasileira.

O valor histórico e natural da Cidade Alta (Cidade Histórica) de Porto Seguro é indiscutível: em 1973, ela foi eleita pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Patrimônio Histórico e Natural; e em 2000, a UNESCO a declarou Patrimônio Natural da Humanidade.

O sítio histórico da Cidade Alta foi um dos primeiros centros habitados do Brasil. Com sua arquitetura colonial típica e original, é como voltar ao passado. Os edifícios, baixos e coloridos, datados dos primeiros anos da colonização, podem ser visitados durante o dia ou à noite, quando se tornam ainda mais fascinantes pelo efeito da iluminação.

A visita às igrejas, entre as primeiras construídas no Brasil, e ao Museu do Descobrimento lhe dará uma visão geral deste local único e fascinante.

---------------------

Arraial d'Ajuda




Descoberto pelo movimento hippie dos anos 70, Arraial D'Ajuda alcançou fama internacional com a sua simplicidade elegante.  Seduzidos por sua atmosfera especial, aventureiros dos mais diversos países ali chegaram e se estabeleceram transformando o Arraial na "intersecção do mundo", como é conhecido agora.

Uma localidade cosmopolita e cadinho de culturas diferentes: música, arte, gastronomia e, sobretudo, tolerância para se viver livremente.


O dia o encanta com as belas praias de águas claras e transparentes, suas Barracas acolhedoras com pratos saborosos (peixes e camarões) e música; mas é a noite que caracteriza as férias neste canto do paraíso com seus restaurantes típicos, exóticos e locais cheios de fascínio e música maravilhosa.
---------------------

Trancoso





Nasceu em 1586, como distrito de um assentamento dos jesuítas denominado São João Batista dos Índios.

Trancoso é um lugar exclusivo para o turismo de elite, já que pode perfeitamente combinar simplicidade com elegância sofisticada.

Com o advento do turismo as casas foram transformadas em pousadas, lojas de artesanato, restaurantes e bares.  Pequenas casas coloridas voltam-se para o Quadrado abraçado por árvores antigas.  Uma igrejinha barroca fecha o cenário.

Detrás da igreja branca abre-se uma vista maravilhosa da praias longas e fascinantes de Trancoso, uma das mais belas do litoral:  Rio da Barra, com falésias vermelhas e brancas, Praia dos Nativos, Praia do Espelho, Praia da Pedra Grande.

As noites de Trancoso são acompanhadas pelas notas da música que cada local propõe. Sensuais e apaixonantes danças tropicais.  Não é só o samba, porque aqui se pode dançar ao ritmo do frevo, da lambada e do forró.
---------------------

Caraiva









Em um triângulo de terra entre o rio, o mar e a Mata Atlântica encontra-se um dos lugares mais mágicos no Brasil. Para a sua autenticidade foi chamado de o reino de Iemanjá, a deusa sereia, senhora do mar e dos oceanos.

Com ruas de areia e casas características, Caraíva, uma vila de pescadores, proporciona o dom da verdadeira paz e tranquilidade.  O rio Caraíva, que é preciso atravessar quando se vem da terra firme, corre sinuosamente através da floresta, a Mata Atlântica.

Pode-se chegar à sua foz e adentrar a densa vegetação para chegar ao Quebra Pote, e daí ir a cavalo visitar a reserva indígena de Monte Pascoal e a vila do povo Pataxó em Barra Velha.

Suas praias, ideais para longos passeios a pé ou a cavalo, são muito claras: ao norte encontramos a Praia Satu e a pequena baía de Curuípe, uma das mais bonitas do Brasil.

Ao Sul está a Ponta do Corumbau onde o farol com seu "olho" ilumina para os marinheiros, o Recife Itacolomy, barreira natural de rochas reconhecida como um dos melhores pontos para mergulho e snorkeling, e um pouco mais ao norte fica o Recife Tatuaçu, a 1 km de Caraíva e excelente para mergulho e pesca.
................................................