O QUE VER E FAZER


A PORTO SEGURO...

Há muita coisa para fazer além de aproveitar o sol nas numerosas praias douradas solitárias ou nas características Cabanas (bares & restaurantes) acompanhado de vários gêneros musicais, danças, espetáculos. Nós o ajudaremos a descobrir esta e muitas outras atrações turísticas e naturais...


VISITA
..............................................................
Cidade Històrica: a parte histórica de Porto Seguro (Cidade Alta) é importante por seu valor histórico, arquitetônico, cultural e paisagístico. Patrimônio da humanidade protegido pela UNESCO, é constituída exclusivamente por prédios coloniais seculares cuidadosamente conservados e por jardins tropicais com árvores de frutas e flores. É obrigatório passear pelo centro histórico e visitar as três igrejas e museu (o edifício mais imponente, usado originariamente como prisão), imersos no parque tropical a dois passos do oceano e das praias protegidas por barreiras coralinas... plantas, cores, sons, transmitem todo o fascínio da Bahia e a nostalgia do passado.
Monte Pascoal: visita aos Parques Nacionais e Reservas indígenas. Numerosas famílias de tribos indígenas (Pataxós) vivem no Parque Nacional do Monte Pascoal (Aldeia Barra Velha) a 50 km de Porto Seguro. As visitas são controladas e permitidas somente com acompanhamento e autorização. Atravessa-se a Floresta Virgem (Mata Atlântica), como quando Cabral as viu na descoberta do Brasil, tendo sido o primeiro a chegar neste paraíso.
Reserva Indígena da Jaqueira: um imenso tronco de Jaqueira, caído naturalmente representa a volta às origens e á a referência histórica e cultural dos antepassados da tribo dos Pataxós para as famílias que se  transferiram recentemente para esta reserva de 827 hectares. As ocas, dispersas em meio à Mata Atlântica primária, mantêm a forma original e transmitem ao visitante a sensação de estar nas terras de “Pindorama” (Terra das Palmeiras).
A Passarela do Alcoól: é o calçadão principal, o ponto de partida para a vida noturna de Porto Seguro. Aqui os turistas permanecem por algumas hore, em geral das 20h à 01H, para em seguida ir para os vários locais noturnos. É uma sucessão de restaurantes, lojas típicas, pequenos estandes de variados objetos e coloridas Capeterias (pequenas cabines características onde se tomam bebidas alcoólicas e sucos... a capeta... feita com fruta fresca escolhida pelo cliente).
As Lojas e Cabanas de Praia: em  Porto Seguro muitos centros comerciais e lojas de artesanato ficam abertos até a meia-noite. A diversão continua na praia muito reggae, festas e música ao vivo.. Diversas cabanas de praia oferecem espetáculos com atrações brasileiros e internacionais.
DIVERSÃO
..............................................................

Praias: o litoral de Porto Seguro é divide-se ao norte e ao sul e estendendo-se de Santo André (norte) até Caraíva (sul) no total em torno de 80 km. Há algo para todos os gostos... Quem procura divertimento certamente o encontrará na praia de Rio dos Mangues (ou Barramares), com muitos jovens, esportes, danças e música ao vivo. Outras alternativas animadas são as praias de Taperapuã e Itacimirim. Para os seguidores do naturismo, há muitas praias bonitas e discretas como a Praia de Nudismo, Pedra Grande, Itapororoca e Praia do Taipe. Para mergulhos, as mais famosas são: Parracho, Mundaí, o Recife da Coroa Vermelha na Praia de Mutá, Praias dos Coqueiros e dos Nativos. Para os amantes da paisagem Praia de Barra Velha, Praia da Lagoa Azul, Praia do Rio da Barra e Praia do Espelho. Essa última foi eleita a terceira mais bela do litoral brasileiro; seu nome deve-se à transparência das águas que refletem a paisagem como um espelho. Quem gosta de nadar em um mar de águas tranquilas pode visitar as Praias Caraíva, Jaucema ou do Satu, Praia do Curuípe e Praia Mucugê. Os amantes da natureza encontram uma excelente atração no trekking entre Arraial D'Ajuda e Trancoso.  Muitas Praias fornecem caiaques, banana-jet e barcos.

Cozinha e Pratos Típicos: no panorama da culinária brasileira, a cozinha baiana é certamente a mais famosa e representativa. Sua riqueza e variedade são frequentemente elevadas à verdadeira arte São especiais as cores, aromas e sabores de pratos gostosíssimos.  De base indígena, com a chegada dos portugueses e africanos a culinária baiana foi fortemente reelaborada: a influência africana é particularmente notável, tanto na maneira de cozinhar como nos ingredientes. A partir do século XVIII, após a crise do açúcar e o excesso de mão de obra, as escravas africanas foram mandadas para as cozinhas dos senhores: lá adaptaram seus hábitos alimentares para os ingredientes do novo território dando, assim, origem a uma cozinha muito original, criativa e saborosa. Os ingredientes típicos dos pratos baianos são de fato de origem africana como o azeite de dendê (óleo de palma), usado como tempero na maioria dos pratos, a pimenta malagueta, um tipo de pimenta muito forte e o quiabo, um vegetal de origem africana. Além disso, há produtos como leite de coco, gengibre, camarão seco e coentro.
Eventos: Porto Seguro é cheia de eventos. Com certeza o mais importante é o Carnaval que, após Salvador é o mais animado da Bahia. Trios elétricos, blocos e cordões (grupos carnavalescos) arrastam milhares de turistas. Capoeira, Lambada e Zook, Forró são danças típicas que podem ser aprendidas nas escolas (Casas de Cultura), ou observando-as nas ruas ou em locais característicos O som característico do berimbau indica a sua presença.
ESPORTES
..............................................................
Trekkingcaminhadasjipebicicletacanoacavalo: em praias isoladas, ruas e trilhas na Mata Atlântica com vistas espetaculares dos rios que descem para o mar entre manguezais e ilhas de areia, nas fazendas.

Windsurfe e vela. Os ventos que acompanham durante o dia todo anos nesta área tropicais, permitem as actividades desportivas em um mar protegidas por recifes de corais.


Voos de ultraleves, parapente, helicóptero, para encher os olhos com imagens coloridas e muito emocionantes que só esta costa oferece generosamente.
Snorking, mergulhos, pesca submarina em um mar rico em corais e peixes tropicais. Fora dos recifes esta é a região mais visitada da América do Sul para mergulho e competições de caça submarina.
Teravista Golfe:  o novo campo de golfe Teravista, com 18 buracos, foi projetado por Dan Blankenship, do Tee Golf Club, e oferece uma das melhores experiências na América do Sul. O percurso campo de golfe oferece vista para a floresta, mar, areia e lagos. E se você quiser aperfeiçoar seu jogo, um instrutor professor está disponível para aulas particulares e grupos. Obviamente, existem quadras de tênis, e existem inúmeros buggies para passeios em estradas de terra e praias vastas e desertas.
.................................................